sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Barac Obama: O Mito?
Até a presente data, os prémios Nobel eram atribuídos a individualidades com reconhecimento, aos níveis dos seus desempenhos, com provas dadas em qualquer área da sua atitude, enquanto seres viventes ou mesmo depois de não estarem entre nós.
Mas eis que não há regra sem excepção e Obama foi agraciado com o prémio Nobel da paz sem ainda ter feito alguma coisa que se senti-se realmente que a paz estava aí a nível mundial, será que o envio de mais tropas para o Afeganistão vai ajudar nessa paz? Não me parece. Será que Obama já está a sentir que "o prometido é de vidro" e que se calhar este reconhecimento Nobel não está certo ser-lhe atribuído? Ou os consultores que lhe atribuíram tal, estão convencidos que ele vai conseguir o que se propôs, conseguindo enfrentar aquela máquina de fazer dinheiro que é a fabricação e venda de armamento?
Não acredito que tal vá acontecer, nesta e noutras, como a de se conseguir eliminar o consumo de combustíveis fosseis em favor de uma solução menos poluente, tendo os magnatas do petróleo por trás.
Esta infeliz carta que apareceu a circular por parte da Dinamarca em que se faz a discriminação entre países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento, em que os primeiros podem ter taxas de CO muito superiores aos outros, porque são desenvolvidos,!!!!! Desculparam-se que aquela carta não era uma proposta oficial?? Está na cara de todos, se pegasse já era e logo vindo dali, petróleo é $$$$$$$$$$



e a ganancia de muita gente vai levar isto ao fim, depois será tarde.
Sabiam que, por exemplo no Dubai, onde os árabes têm sol a rodos não existe um único painel solar?!!!!!!Pois é.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Tudo na mesma, ou pior


O tempo passa, mudanças, nenhumas que se sintam, que realmente o nosso modo de vida vai melhorar, o ordenado mínimo vai aumentar, mas, já com ameaças do patronato que assim não podem fazer frente aos mercados dos novos parceiros da CE levando o governo a prometer mais ajudas aos coitados dos patrões, porque o modo de vida deles não podem baixar de nível um simples cêntimo, os filhinhos tem de andar na nigth a consumir toda a porcaria, que sai cara, em bons carros e namoradas dispendiosas, seguindo as pégadas dos pais, muitos deles gastam mais em casinos numa noite que o ordenado dos empregados, mas isso não conta, o gasto foi merecido, trabalharam muito para terem estes gostos, as mulheres, como não fazem nada de útil, passam os dias a trocarem dinheiro em coisas que, na maior parte das vezes, não são usadas sequer, fazendo parte do monte de inúteis utensílios guardados num qualquer barracão da casa de campo num sítio muito IN.
Talvez com um pouco de boa vontade dessa gente isto melhorasse, se houvesse mesmo entre os grandes capitalistas, a honestidade para denunciarem os seus parceiros de negócios, mas dificilmente isso acontecerá os tubarões não dão tréguas e tal como vampiros sugam até não exalar qualquer cheiro, a vitima está morta, passam a outra e assim sucessivamente.
É este dinheiro que controla os governos, eles escolhem quem lhes convêm, continuam a manipular não dão a cara, quando o fazem é para se queixarem. É muito difícil desmantelar uma máquina assim, pode haver as revoluções que houverem, as sementes ficam e quandos eles voltam, ainda veêm com mais força, os seus rebentos estão mais bem instalados, em lugares chaves para dar continuidade ao processo de sucção, é só debruçar-mo-nos um pouco sobre os nomes dos que passaram pelos governos e dos que cá continuam os que não filhos, são afilhados, conhecidos, é como disse, a máquina está montada, desmante-lá-la é dificíl mas não impossivél. Vejamos o caso Obama, tantos prometimentos e até agora é o que se vê, nesta altura já deve ter sentido a pressão das várias organizações que habitam a casa branca, a tal máquina que Kennedy quiz desmontar e foi o que foi, Obama já começou a retrair-se.
Vai demorar décadas até se compreender que só há uma terra e um só povo, uma só raça a humana com todas as suas diferenças de étnias e costumes mas todos com sangue da mesma cor, este planeta acabando, acaba para todos, nem os bunkers construídos com mteriais resistentes a ataques nucleares servirão para salvar os abutres, só lhes vai prolongar a agonia, os víveres acabam-se, o oxigénio acaba ou altera-se e eles também sucumbem e, talvez, a pensarem que podiam ter procedido doutra maneira, nunca iremos saber, se mesmo agora não lhes conseguimos mudar as atitudes de ganância em que nadam de todos os estilos.

Mais uma vez, "quem mais trabalha mais trabalhado fica", a nova lei da reforma vem mais uma vez prejudicar quem trabalhou e descontou sempre durante toda a vida laboral, mesmo que desconte 40 anos e tenha 65 de idade vai ter de trabalhar mais uns tempinhos para compensar o sistema.

Isto está no mínimo vergonhoso, meus amigos parem com esta treta de rendimentos mínimos e outros subsidios que está a transformar portugal num país de subsidiodependentes que se aproveitam para trabalharem a margem da lei e ainda receber subsidios para o pagamento do carro novo ou gasolina para passearem a conta dos mesmos.

Há dias li a noticia de uma família que tinha sido bafejada pela sorte de um prémio chorudo ao qual deu para comprar uma bruta vivenda e carros caros, que continuam a usar, e viagens para todo o lado.
A situação deu para o torto e agora só teêm os bens, o dinheiro foi-se ou se calhar a jogada é outra!!! O que é certo é que agora estão a viver do rendimento mínimo garantido, a coisa está bem vista e assim não admira, pois estão a imitar os capitalistas que estão a causar este descalabro onde estamos, nem se sabe se os dinheiro estará no BPN ou BPP? Se assim for, estão salvos da banca rota, nós vamos financiar essas perdas, "para amigos mãos rotas"
TCHAU, já desabafei.
Agora vou preparar o material para ir dar de comer aos peixinhos, mas o tempo não está a ajudar.
mas ainda vai mais esta.


Cantico Negro
de José Régio


Vem por aqui,
dizem-me alguns com olhos doces
Estendendo-me os braços e seguros de que seria bom
que eu os ouvisse quando me dizem ,
vem por aqui

Eu olho-os com olhos laços
Há nos meus olhos ironia e cansaços
e cruzo os braços
e nunca vou por aí.

A minha glória é esta
Criar desumanidade
Não acompanhar ninguém
que eu vivo com o mesmo sem vontade
com que rasguei o ventre de minha Mãe

Não, não vou por aí
Só vou por onde me levam os meus próprios passos.
Se ao que busco saber nenhum de vós responde
Porque me repetís
Vem por aqui?

Prefiro escorregar nos becos lamacentos
Redemoinhar aos ventos
Como farrapos arrastar os pés sangrentos
A ir por aí

Se vim ao mundo foi só para desflorar
florestas virgens
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada
O que mais faço não vale nada.

Como pois sereis vós
que me dareis ferramentas e machados e coragem
par eu derrubar os meus próprios obstáculos

Corre nas vossa veias sangue velho dos avós
e vós amais o que é facil
Eu amo o longe e as miragens
os abismos, os desetos, as torrentes..

Ide, tendes estradas,
tendes jardins e tendes lares
e tectos e pátrias e tratados
e filsófos e sábios´

Eu tenho a minha loucura
Levanto-a como um facho a arder na noite escura
E sinto espuma e sangue
E canticos nos lábios...

Deus e o Diabo é quem nos guiam, mais ninguém
Todos tiveram pai, todos tiveram mãe
Mas eu, que nunca principío nem acabo
Nasci do amor entre Deus e o Diabo

Há! que ninguém me dê piedosas intenções
Ninguém me peça definições
Ninguém me diga vem por aqui.

A minha vida é um vendaval que se levantou
É uma onda que se soltou
É um atómo a mais que se propagou
Não sei por onde vou
Não sei por onde vou
Sei que não vou por aí!!!!


José Régio

domingo, 29 de novembro de 2009


São jogos como este que fazem o zé povinho dar descanso aos pensamentos atrozes que dia a dia nos apoquentam, o zero a zero do Benfica Sporting, não tendo sido um grande jogo de futebol, serve para os processos em curso, fiquem de momento esquecidos e dar aos politicos um fim de semana para pensarem que estão livres de escutas ocultas e outras manigancias que por aí proliferam cada vez com mais fervor, na ansia de atacar o inimigo para o derrubar e ficar com o lugar, ou, pelo menos, abrir caminho a novas artimanhas de enriquecimento para constarem na revista Forbes.
Estádios cheios, com chuva ou sem ela, dão a entender que está tudo a viver num mar de rosas, mas não é assim, a assistência aos jogos de futebol nos estádios, é sempre a mesma, o que talvez dê 0,1% da população, uma maior parte assiste na televisão, mas não é porque os estádios não tenham capacidade para mais, ir ao futebol comporta despesas que a maior parte dos portugueses já não pode suportar, assim opta-se pela bica´, a imperial e assiste-se pela televisão, mas continua-se a ter o velhinho lema rejuvenescido, Fado,Futebol, Fátima, telenovelas reais, Casapia,(coitadinho do carlos cruz que está a vender casas, jeeps e mais sei lá o quê, ele já se queixava que estava no limiar da probreza no principio da investigação!!!!Saberá ele o que é ser pobre ? Hum, não me parece, no entanto o banco alimentar contra a fome está todos os dias a receber mais pedidos de ajuda e ele pode inscrever-se)(O médico ferreira diniz tinha tambêm problemas de saúde e não podiam apertar muito com ele, pois é, quem o quizer ver como está ali rijo e teso é só dar uma volta pelo posto de saúde da Graça na Travessa das Mónicas e ver, ele ainda dá consultas até a crianças que, vão acompanhadas pelos pais, mas nunca fiando) BPN (coitadinho do oliveira e costa está doentinho e vai ter prisão domiciliária)Freeport, Face Oculta (o homem da sucata tambêm está doente o Sócio vara está preocupado com os filhos porque estão a passar um mau bocado,assiste-se a uma vaga de preocupações com a familia na hora de arrependimento, pensasem nisso antes, e nós? com o que eles roubam, estamos constantemente a passar a passar maus bocados) e há mais, só que ainda não estão divulgados. pergunto-me o que é que será preciso fazer para este povo tacanho e obtuso se afirmar e não permitir que aconteçam situações que ultimamente nos têm assolado e com total impunidade dos actores principais.

Os milhões que nos fizeram obrigatóriamente injectar no BPN não quererá dar a entender que alguns dos governantes, tambem lá têem o seu e não querem perdê-lo? E o BPP? Vamos aguardar o desfecho, Os clientes desse banco, quando tiveram lucros das aplicações, não vieram oferecer nada a ninguém! E agora? o que é que querem? Aguentem-se, vão trabalhar, querem viver de barriga ao sol e não fazer nenhum, arriscaram, perderam, paciência, alguns resorts vão sentir isso, eu é que não posso sentir, por isso NADA DE INDEMINIZAÇÕES SEJA PARA QUEM FOR, INJECÇÕES SÓ PARA A GRIPE ou para as dores, mas não esta dor que diáriamente temos de fazer tanto equilibrio ao ordenado que, cada vez menos, consegue fazer frente ao dia a dia.
Esse dinheiro não seria preciso na saúde, ou no auxílio ás pequenas empresas que estão todos os dias a fechar as suas portas, a originar mais desemprego?
Aplicar esse dinheiro em investigações às empresas que fecharam as portas sem qualquer sentido, aproveitando-se da situação presente e dificíl que se está a passar.
Onde é que isto vai parar?
Que futuro para os jovens que iniciam a sua vida no mercado de trabalho?
Porque é que nunca mais se dá andamento a famigerada lei dos bens exteriores de riqueza? Quem cabritos vende e cabras não tem,de algum lado ele vem! (Somos bons nestes provérbios populares) agora era investigar a sério onde está a manada.

E do Poeta Aleixo lá vão estas quadras, para finalizar o meu dasabafo.

SEI QUE PAREÇO UM LADRÃO
MAS HÁ MUITOS QUE EU CONHEÇO
QUE NÃO PARECENDO O QUE SÃO
SÃO AQUILO QUE EU PAREÇO

AO NASCER FUI BAFEJADO
COM DUAS COISAS DIFERENTES
PERTENCER AOS INDIGENTES
E VIVER COM PORTE HONRADO

BEM OU MAL RECOMPENSADO
NÃO FAÇO NISTO QUESTÃO
SÓ SEI DIZER DE ANTEMÃO
QUE NESTE MAR DE TRISTEZA
COM TODA A MINHA POBREZA
SEI QUE PAREÇO UM LADRÃO

QUEM ROUBA NÃO PODE ANDAR
MAL VESTIDO ESFARRAPADO
TEM DE ANDAR APERALTADO
P'RÓS INCAUTOS ENGANAR
SÓ ASSIM PODE CONTAR
USANDO NESSE PROCESSO
COM MANIFESTO APREÇO
QUE TODOS LHE DÃO A RODOS
NÃO POSSO CONHECER TODOS
MAS HÁ MUITOS QUE EU CONHEÇO

VOU CITAR ESTE DITADO
QUE JÁ VEM DE MUITO LONGE
O HÁBITO FAZ O MONGE
QUE É P'RÓ CASO ADEQUADO
SE USAM NOME AFIDALGADO
LOGO A EXCELENCIA LHE DÃO
TODOS LHE APERTAM A MÃO
VIVEM EM ALTO ESPLENDOR
ENGANAM SEJA QUEM FOR
NÃO PARECENDO O QUE SÃO

VÃO A FESTAS ELEGANTES
COMO PESSOAS HONESTAS
E NO FINAL DESSAS FESTAS
FALTAM JÓIAS E BRILHANTES
FORAM OS FALSOS IMPORTANTES
QUE DERAM NA SALA INGRESSO
COM FRASES QUE EU DESCONHEÇO
BEM VESTIDOS ARDILOSOS
ESSES VULGARES CRIMINOSOS
SÃO AQUILO QUE EU PAREÇO


António Aleixo

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Perdi um grande dia de pesca para cumprir mais uma vez, o meu acto de votar,mas ao que parece, vamos ficar com os mesmos, só que um bocadinho melhor, já não há maioria, (é que isto para mim, de maiorias não dá, por vezes funcionam como ditaduras.) A sobranceria com que alguns políticos agem quando são maiorias, causa-me alguma repugnância, mas enfim está no intímo deles procederem como procedem e não há qualquer antidoto que os faça mudar de atitude, coitados só aprenderam aquilo e se lhes tiram o tacho têm de voltar aos antigos empregos com horários para cumprir. Fracassos constantes de ideologias que nada teêm a ver com a realidade dos inocentes que ainda esperam o milagre de ter votado no candidato honesto e com visão futurista,para melhorar o seu dia a dia.
Esta guerra de espiões entre o governo e Presidente da Républica, também não é saudável, depois de tantas atuardas, não se vê nada de concreto e aí temos um presidente a aproveitar-se da situação e começar com campanha, está mesmo à vista, afinal o que é que ele disse nas declações? NADA!"Só é cego quem não quer ver"eaqui viu-se que o homem está interessado em ficar.(quem disse que o P.R. tinha de ser imparcial e desligado das suas ideologias partidárias? o PSD perdeu as eleições, mas tenta que alguém fique no poder ligado a ele, ou estarei muito enganado. Para mim tudo bem pelo menos no que diz respeito à D.Manuela, continuem a apostar nela que fico mais descansado. "Lagarto,lagarto,Abrenúncio,Saramago" (não sei quem inventou esta frase, mas é gira).

No entanto no portal do cidadão li esta informação que até me alivia um bocado.

Num comunicado relativo aos resultados de Portugal, o EHCI mostra que o país apresenta um desempenho fraco no “Acesso e nos Tempos de Espera”, mas muito bom quanto à introdução de ferramentas de suporte electrónico, como sejam a marcação de consultas online e a informação clínica aos doentes, em que atinge a pontuação mais elevada da Europa.
Na mesma nota, o director do EHCI, Arne Björnberg, refere que "Portugal tem sido capaz de ultrapassar os países mais ricos da Europa Ocidental através do uso estratégico de Tecnologias de Informação para melhorar o acesso e a prestação de cuidados de saúde".
No que respeita à orientação dos doentes, o país também melhorou a sua posição entre os sistemas de saúde europeus e está bem classificado quanto à mortalidade infantil e ao número de transplantes renais.
Os resultados deste ano indicam que os países europeus com melhor desempenho nos cuidados de saúde começaram a usar a informação em saúde e a liberdade de escolha para envolver os doentes na tomada de decisão, tendo em vista um processo de melhoria.


Do mal a menos, pode ser que ainda não seja tão depressa que o nosso Serviço Nacional de Saúde seja privatizado.

sábado, 19 de setembro de 2009

Estou a preparar o meu dossier da autobiografia para a apresentação ao juri do RVCC 12º e ao fazê-lo, estou a ouvir noticias sobre as Eleições que se avizinham que me obrigam a parar o que estou a fazer para expor a minha opinião.
Estamos a entrar na recta final de mais uma campanha eleitoral, injectados, mas não imunizados das verborreias que a todo o tempo ouvimos na comunicação social quer de um ou de outro representante dos partidos, continuamos com as mesmas promessas de sempre, todos eles são os best's todos olham para o desgraçadinho, e que vão melhorar a situação e que blá blá blá. Digo e continuarei a dizer, que este povo não está farto de porrada, muito acomodadinhos no seu cantinho lá vão dizendo, "coitados o que é que eles podem fazer?" Eles não podem, mas nós pudemos, fora com estas vigarices encobertas constantemente por sucessivos governos direitistas e pró direitistas, na antecipação de arranjarem tacho quando sairem dos governos, que é o que se tem visto, o fartar vilanagem continua, as memórias são curtas, os lideres politicos contradizem-se, esquecem-se fácilmente de atitudes anteriores que prejudicaram o povo e muito, o mal é que a memória deste povo também é curta e quando menos se espera, temos novamente os abutres no poleiro.
Não tem havido nadinha que se aproveite, as benesses continuam, tapam-se buracos nos bancos com o nosso dinheiro, em vez de se investir noutros locais mais necessitados como os hospitais ou na agricultura, as assimetrias cada vez são maiores, quem nunca trabalhou e vive de subsidios, vive em melhores condições do que quem trabalha e tem um ordenado de miséria. Cala-se à força quem quer falar de algum caso que possa melindrar amigos ou familiares dos governantes, na justiça entravam-se processos, para o povo ir esquecendo, depois já se fala que, no processo casa pia a coisa está quase arquivada, (ainda vamos ter de indeminizar está seita de criminosos), o caso Maddie, querem calar a toda a força quem ainda tenta descobrir a verdade, (se calhar por estar próximo da verdade e não interessar aos nossos maiores aliados Ing. que estão nos bastidores a controlar tudo), com estes poderes não se pode, nunca se poderá, ter descanso na clarificação de todo o meandro de podridão que continua a existir, eles riem-se de nós todos até conseguem que alguns tenham pena deles, até a morte há-de ter medo deles.
A justiça, a nossa justiça é prenhe de casos destes, juizes corruptos Há-os cada vez mais, advogados com artimanhas e com acesso a certos processos mediante subornos, é aos montes, não há nada que os faça parar, estou a convencer-me que a máfia, ao pé do que se está passar cá pelo nosso burgo, são uns anjinhos mais dia menos dia estão a vir para portugal para tirarem cursos de como se consegue controlar um país sem ser preso.
Ou muito me engano ou estas eleições vão ser mais do mesmo e, como sempre, temos de ter estaleca para aguentar o que aí vem.
Tenho pena que assim seja, já desabafei, resta-nos o nosso glorioso estar a dar nas vistas como não se via há muitas luas e se mais não temos.....fiquemos por aqui, que tenho de preparar o material para a pesca de terça/quarta na Ericeira.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Mais uma em Cascais depois do descanso e antes da grande victória

Relax em Penacova

Continuação de relax

O Portugal dos Pequenitos
O Glorioso
Depois de uma bruta pescaria ao largo do Cabo da Roca (O ponto mais ocidental da Europa), 30 Milhas para fora, que nos satisfez sobremaneira, ora conjuntamente com a vitória do Benfica, que mostrou com se joga e marca como antigamente, foi um domingo que me pôs como há muito tempo não me sentia, já não se fazem resultados destes há anos, sem dúvida que Jesus está com o Benfica, até já me enviaram um mail a dizer que o quarto segredo de fátima era Jesus treinar o Benfica em 2009 e até agora ele está a fazer um trabalho de arromba, vamos continuar confiantes, mas não embandeirar em arco andam por aí umas bruxas de mau agoiro tipo morcões. Ainda estou de vacances esta semana a semana passada estive em casa da minha filha em Penalva do Alva uma vila simpática, fui dar umas voltas pelo Portugal dos pequenitos em Coimbra, estiva em Penamacor no parque de merendas junto ao parque de campismo, muito giro, gostei, e como sempre, estes dias passam num ápice, mal se dá conta, já estamos no bolimento, para o ano há mais, mas mesmo de férias continuamos a ser bombardeados com o nosso sistema judicial cada vez mais benemérito com os coitaditos dos ladrões a serem desculpados e a pedirem-lhes desculpa por terem sido apanhados durante o trabalhinho e a serem obrigados a darem trabalho de um qualquer juiz (que quer é descanso) e mandarem os energúmenos embora !!!!!!!!!!!! pasme-se que até recebem o rendimento mínimo garantido para nos roubarem, é verdade! devem trabalhar por objectivos, se não roubares como deve ser e não atingires os objectivos não recebes o RMG. Ái povo povo, onde vais parar com esta canalha a espezinharem-nos cada vez mais, obrigam-nos a dar de comer a quem nos rouba, maltrata e mata quando é que acabaremos com isto? noutros países (e não é preciso ir muito longe) já tinhamos muitas destas situações resolvidas e no ponto em que estamos tinha de ser à força, sim senhor à força! já não há remédio para este cancro cada vez está mais dessiminado, nas eleições, a caça ao voto já funciona há muito como uma empresa de venda de qualquer produto, é preciso vender a banha da cobra a qualquer preço, o Zé Povinho papa tudo por tuta e meia, eles querem é estar no poleiro para depois fazer leis que convenham aos capitalistas puderem deitar a mão ao que lhes convém, depois os lugares de poleiro dessas empresas estão ao dispor de ex-governantes, mas estende-se a todos (quase todos), ainda agora no jornal da noite ouvi a denúncia do BE sobre a privatização da água, mas isto não é nada de novo já há anos que eles tentam, os abutres continuam, a água é o negócio do século e isso vai ser superior so do petrólio, vêm aí um futuro muito negro, a qualidade da água vai ser muito má, porque deixa de ser analizada como está até agora, diáriamente a nossa água em Lisboa é analizada em pontos estratégicos da capital afim de se detectarem anomalias e haver logo de imediato uma resposta adequada à situação, depois não será assim os custos de laborátorio são elevados, os consumidores além de passarem a pagar mais a privatização vão ter de consumir água engarrafada o que vai encher ainda mais os bolsos dos abutres, não se iluda quem apoia esta privatização, que vai ser benéfica para o consumidor,blá blá, é mais uma manobra de propaganda que não tarda a ser distribuida pela grande máquina capitalista. Neste momento gostava de saber o segredo do antigo presidente do Benfica, o Damásio, como pode ele ter arranjado dinheiro em tão poucos anos para ter uma casinha que pôs agora à venda por irrisórios 15 milhões como pode ser? um contribuinte que declarou para efeitos de Irs o ordenado mínimo nacional durante anos a fio e que só em charutos gastava em escudos nada mais de 75 contos por mês, Óh Damásio conta-me lá como foi isso pá, vá lá, eu também sou do Benfica......Mas não sou LADRÃO.
O local das fériazitas foi em Penalva de Alva, o parque de Penamacor também é bonito, fui ao Portugal dos pequenitos, é giro, já não ia lá há anos, a neta mais velha quis ver.
A Casa de Penalva

Parque dePenacova

O 1º Parguito

Ao largo ida para o pesqueiro

sábado, 22 de agosto de 2009


Dia de nada, hoje, depois de dois meses sem por os pés numa embarcação, fomos até Peniche mas não valeu de nada, estava muito vento e ao que parece, ao largo tambem não estava nada convidativo, por isssssso fomos todos dormir ainda, para casa, penso eu, eu fui e até tive de parar antes de entrar na auto estrada, porque me deu o sono, encostei à box e passei pelas brasas, depois correu tudo bem até Lisboa.
Tivemos uma baixa periódica na equipa, o nosso amigo e companheiro Luís Leal foi em missão para a Guiné depois dumas merecidas férias no Brasil, de onde me trouxe esta imagem de ceramica alusiva à nossa actividade de pesca, é só um ano e lá tambem se pesca e da grossa, até jacarés, assim eles deixem, depois das ultimas eleições pode ser que o estado das coisas melhorem, mas o poder tem dente aguçado e em qualquer altura aparece alguém a querer poleiro à custa da força.
Boa sorte Luis, cá te esperamos.

domingo, 9 de agosto de 2009

Saudação


Sabes amigo Raúl ? Ficamos mais pobres com a tua partida.

Alegras-te-nos durante muitos anos, quem são se lembra das tuas histórias da guerra, eu era miúdo e tal como os outros tentava imitar-te, "Está lá? É da guerra?" aquilo é que era rir, agora a vontade também é pouca, muitos de nós já nem sabem fazer um esgar de riso, mas se isto está mau para nós, coitados dos ricos que estão a perder milhões.

Adeus Raúl Solnado
Descansa em paz.

B.A.6-Montijo

Já não era sem tempo !! mas é isso mesmo, o tempo, a falta de tempo para me ouvir a mim mesmo, para escrever qualquer coisinha aqui no blog, hoje deu para fazer isso, a pesca, meu hobby preferido, tem sido fraca, o 12º vai quase no fim, agora há uma pausa de férias e depois reeniciamos em setembro, no entanto ainda há trabalho a fazer. A nível de trabalho a coisa tambem está complicada com os meus colegas de férias e o trabalho a cair para cima de mim, mas é assim que tem de ser, umas vezes eu outras eles. A ultima pescaria já foi em principios de julho para mim já é muito tempo, foi na Base aérea 6 no Montijo (B.A.6) , deu uns peixitos mas podia ter trazido mais se não fosse um erro de principiante, eu conto.

Chegámos à Base ás sete e meia da manhã, parámos o carro e fomos identificarmos à portaria, o Coronel Lacerda, responsável pelo grupo apresenta o cartão dele e depois nós os nossos, estava tudo em ordem, avançamos para o local de pesca e a primeira impressão foi boa, não havia ali ninguém, era mesmo isso que queriamos,o pontão é o melhor ponto de pesca, zona de agua mais funda devido à passagem do catamarã que vai para o Seixal, material preparado e fiz o primeiro lançamento longo e com outra cana, um mais curto, não demorou 10 minutos e senti um toque na que estava ao longe, puxei e um robalito já cá morava dentro do saco, mais um quarto de hora e outro, pimba dentro do saco e o saco dentro d'água para manter o peixe fresco, bem depois de ter apanhado meia duzia de peixes, vou fazer um lançamento e reparo que há peixe a flutuar e a ir com a corrente e comento com o camarada do lado "Olha olha peixe a flutuar" e qual não é o meu espanto, vejo o meu saco de peixe com a boca aberta e já outro a querer sair, ora bolas esqueci-me que a maré estava a subir e não amarrei a boca do saco, enquanto o saco esteve pendurado tudo bem, assim que a água começou a subir...... e logo a maior corvina devia de ter uns dois quilitos, outra mais pequena e um robalito, foi logo mau agoiro,a partir daí pouco mais apanhei de jeito, quem se safou foi o coronel Lacerda gosta de charroco e levou um balde cheio. Domingo que vem vamos lá, espero não haver mais esquecimentos que estes não são admissíveis para quem pesca há tantos anos. Era esta aqui na foto.

sexta-feira, 26 de junho de 2009


Então! e depois? só comecei agora. E tu tens algum? Amanhã é mais um dia de pescaria, vou dormir, depois publico a caçada, se houver alguma coisa de jeito, não tou para ficar mal visto

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Meus amigos e colegas este blog começou nas aulas de informática, por isso temos de continuar a enche-lo com alguns motivos e informações de ordem vária assim como este convivio de fim de curso. abraço.
Não está mau, mas podia estar melhor, é só para mais tarde recordar, até sempre.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Pois como disse, a seguir a cascais foi Peniche, pescaria de Gorazes e brutos carapaus, alguns enjoos, o tempo até não estava mau, mas ao largo, perto das 30 milhas é diferente e o bem estar é aparente.
Já em tempos tinha pedido ao Mestre João para arranjar uma pescaria aos Gorazes a coisa não é fácil tem de se ter em conta o estado do mar, a lua, a maré, o vento tudo bem equacionado para não termos surpresas depois de lá estarmos.
Zarpámos de Peniche às 04,30H, passámos as Berlengas os Faralhões
e depois de cerca de duas horas depois estávamos no pesqueiro, manobra atráz de manobra, sonda a procurar o local dos peixinhos e largou-se o ferro agarrado a cerca de 600metros de cabo, parce muito mas estávamos a pescar a 300metros de fundo e nalgumas ocasiões os carretos marcaram 450metros, pois que pescar aqui à mão com carretos normais era castigo devido à grande profundidade a que pescamos.
Formamos quatro equipas de dois, um pesca e o outro retira o peixe e vai iscando (usa-se sardinha e camarão), primeiro lançamento 2 gorazes e 2 carapaus grandes (a coisa prometia), prometia e foi verdade, apanhámos uns peixinhos à maneira, vejam lá.












VALEU A PENA.

domingo, 21 de junho de 2009

CASCAIS PRIMEIRO-PENICHE A SEGUIR (Em grande pessoal)

E lá vão mais duas saìdas para longe, desta vez, cada uma com a sua ponta de sorte. Na saìda de Cascais para irmos aos pargos para as montanhas de Camões, o vento que se fazia sentir, não nos deixou ir alem do cabo Raso, pelo o que o capitão optou em irmos até ao lado oposto para os lados do cabo Espichel, ao principio não gostámos da reviravolta, esteve a chover o caminho todo mas fomos andando, fundeamos a 4 milhas da lagoa de Albufeira, começamos a tirar uns peixinhos, besugos, carapaus, umas sardas e um show de pampos que deu para brincar um bocadinho, depois veio o sol e o melhor da festa, foi tudo ao banho com a àgua a 21º graus cent. Foi um dia memorável já ha muito tempo não tinha um dia assim de descontração.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Depois deste tempo sem aceder ao blog, cá estou eu, pelo menos para escrever qualquer coisa, estes ultimos dias foram de descanso e só vou trabalhar dia 16 é claro que só tem havido tempo para a pesca, quanto a resultados, não foram dos melhores o peixe anda tão fugido como o pessoal no dia da votação, mas eu não deixei de lá ir, com algum custo pois, não vou dizer que sim senhor, é uma obrigação que me impuz até este povinho abrir os olhinhos estamos a ser espoliados porra!!! bem, voltemos a pesca a semana passada foi carapauzada, ainda deu para uma refeição no domingo, para mim e para a sósia.
Depois na segunda uns sarguitos (5) na Cova do Vapor, não eram maus, mas em compensação perdi muito material, estavam encostados à rocha e tinha de os sentir antes, às vezes é difícil, chumbadas e anzóis foi um ver se te avias e agora tenho mesmo que me aviar.
Hoje fui até à Base Aérea 6 no Montijo, aquilo é jeitoso, mas onde estávamos só deu alcorrazes e charrocos, o Coronel Lacerda, que foi quem nos levou para lá, é que ficou a ganhar levou o peixe todo, os outros camaradas ainda apanharam uns robalitos (4) umas corvinas pequenas, mas com medida, (3) e ainda uma douradita bonitinha que o baixinho levou para o almoço dele (com dois quilos de batatas dá para quatro). Amanhã vamos até Sesimbra outra vêz e isto é só para fugir à balburdia da noite de santo antónio, é tudo muito bonito, mas eu já não tenho pachorra para aturar meninos mal educados que aproveitam esta noite para se encadelarem e fazer m..... por isso prefiro o sossego da pesca o alivio das cacetadas no meu carro e tudo bem até pode ser que se apanhem alguns carapauzitos, da última vez foi pouco mas além dos carapaus apanhei um sargo bom que deu alguma luta, eu estava a pescar fino e ainda levei algum tempo para o tirar para fora sem me dar cabo do fio.
Mas este mês é em grande, dia 15 Cascais, dia 19 Peniche a ver se apanhamos alguns gorazes, animal raro, se tivermos sorte compensa, senão é mais um balde, depois dia 27 Penich outra vez, é como disse casa cheia, tenho de alugar um armazém frigorifico para tanto peixe. Um abraço até logo-

sábado, 9 de maio de 2009

Homografo e Morse

Homografo e Morse

Eu da ultima vez disse que ia apanhar uns carapaus e fui, só que isto é tudo muito bonito mas nem sempre corre como queremos, comecámos a engodar eram sete da noite, agora ainda tarde, e as cavalitas começaram logo a aparecer, isto promete, engano meu, só apareceu o primeiro carapau já passava dez, e de seguida uma longa espera nem cavalas nem carapau, bem, vamos embora que isto está feito, não é que logo a seguir o camarada do lado tiro um bom e gordinho carapau, lá voltámos nós ao ataque e ainda sairam alguns, o tempo foi passando e eram já cinco da matina sem darmos por isso e só com uma duzia de carapaus (só trouxe onze porque um foi sacrificado para iscar), mesmo assim já dava para o almoço para mim e para a sócia, o que não se concretizou pois quando cheguei a casa lavei o material e fui dormir que estava cansado, os carapaus, esses foram para outra barriga, mas tudo bem, hoje vou lá outra vez se o tempo deixar, que ele está um bocadito virado para chover, agora vou almoçar umas choupas assadas no forno que pesquei em peniche da última vez que fui para a traineira.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Mais um fim de semana grande.
Vamos a ver se a coisa se aguenta de maneira a fazer o gosto ao dedo, é que isto tem sido um azar! òh chove, òh faz chuva e o bichinho já está a roer, amanhã é trigo limpo. Vou ao carapau para relaxar, já tenho tudo preparado à três semanas, desta se não der ao menos descarrego.
Adeus até ao meu regresso.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

sábado, 25 de abril de 2009

25 de Abril


Hoje como todos os anos, desde 1975, comemora-se o dia da liberdade.

Será mesmo?''', as dúvidas cada vez são maiores, os objectivos não se vislumbram, tantos anos e continuamos a ver injustiças, que noutro tempo não passavam incólumes, fome, falta de condições nas escolas, não há segurança,dizem os ``expert ´´que não pode haver um policia para cada cidadão, mas pode haver aos pares para cada politico do estado, o desemprego aumenta assim como algumas fortunas de duvidosa proveniência.
Vivemos 50 anos no obscurantismo, agora estamos a caminhar outros 50 para o fundo do poço (sem fundo), com falsas promessas, compadrios e toneladas de corrupção que faz inveja aos paises subdesenvolvidos que já estão em lista de espera para vir cá aprender. àh povo povo que ainda continuas `a espera do D. Sebastião.........

Adeus até p´ró ano

quarta-feira, 22 de abril de 2009


Hoje é dia da terra.

Mentes brilhantes criaram este dia mas não cumprem no minimo para se melhorar esta casa onde somos todos inquilinos e a tratamos tão mal, é utópico falar em reciclagem termos tanto cuidado com o ambiente e no final fazem-se coisas tão depravadas como comprar cotas para se poder produzir CO2 ás toneladas, enfim, saúdo-te inquilino desta casa que não tens culpa de não poluires tanto como os outros mas que também vais sofrer.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

ISTO SÓ VISTO!!!!!!!!!!!!!!!!Acabei de ouvir, (isto de facto é o que tá a dar), que o estado vai retirar sessenta por cento das fortunas que foram adquiridas por meios ilegais, roubo, droga, etc.......Na minha ideia isto será um incentivo do género; roubo 10 milhões, o estado vem buscar 6 milhões e ainda lucro 4 milhões , ganho 4 milhões sem me chatear e estou pronto p'ra outra.Será assim??????????? Bonito serviço, meus amigos estou a ficar mesmo muito mal, se fosse mais novo dedicava-me ao gamanço, É O QUE O QUE ESTÁ A DAR.
P.S. já agora não se esqueçam da reforma dos rapazinhos, bem cedinho e sem penalizações, que essa coisa é para os camelos como eu e mais uns milhões que nunca mais abrem os olhos.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Com alguns dias tão bons, isto em continuação do anterior, não consegui depois dedicar-me a sério, o que me deixa FULO, pode ser que este fim de semana esteja bom para ir atrás duns carapaus em Sesimbra., pensamentos positivos
que a guerra está declarada!!!!!!!!!!E depois temos mesmos que aproveitar, é que as licenças são caras, só para saberem, a minha licença custa 60 Euros é anual, posso pescar a nivél nacional em terra ou em embarcação e ainda bem que as criaram, assim obriga a um maior controle das espécies capturadas, o pessoal já não arrisca a apanhar peixe fora da medida, as multas
são pesadas, vão desde os 250Euros aos mil e tais, não vale a pena e em tão pouco tempo já se nota mais algum peixe.
Também tem aspectos negativos, quem legislou não têve em atenção reunir com os pescadores desportivos, com quem precisa de uns momentos de pausa no seu dia a dia, para relaxar dando a entender que o pescador de cana é o vilão que acaba com as espécies e como cada um puxa a brasa à sua sardinha, .... só ouviram ou reuniram, (ó lá que palhaçada foi), com os pescadores profissionais que com redes fora de malhagem, apanham grandes médios e juvenis sem comtemplação alguma,

Depois destes dias de descanso pascoal, voltamos ao ritmo escolar.

ainda fui fazer o gosto ao dedo até à Costa (cova do vapor), tinha havido uns dias de sorte para o pessoal que se fartou de caçar alguns robalitos de grande porte (3 quilos, 4 e alguns com maior peso), eu não soube aproveitar e o que apanhei foi uma gripalhada que me deixou três dias de molho, era tudo assim deste tamanho como está um amigo meu na foto, pode ter sido sorte de principiante já que não era pescador assíduo, ás vezes acontece.

quarta-feira, 25 de março de 2009


Mas por hoje, agora é mesmo, só vou mostrar mais este.
Mas nem sempre a sorte está do nosso lado.
tchau, até á próxima.

Pescarias


A pesca é o tema agora escolhido, tipo de pesca em mar alto, ao largo de Peniche , costa abaixo, costa acima, acreditem ou não, é tudo àgua salgada, e mais qualquer
coisinha.....
depois conto o resto.
Bom, ainda há tempo só para verem estes exemplares apanhados a largo de Cascais nas denominadas (montanhas de camões) cerca de 23 milhas ao largo.